Estrutura Curricular

O Projeto Pedagógico do Curso de Mestrado Profissional em Ciências das Imagens e Física Médica visa prover os profissionais treinados neste programa a desenvolver conhecimentos técnicos, científicos e valores éticos, que permitam o pleno desenvolvimento de suas atividades, as quais são direcionadas principalmente para a promoção da melhora da qualidade do atendimento na Radiologia e Diagnóstico por Imagem e na Radioterapia e Física Médica nos seus vários níveis (individual, do serviço e de gestão de serviços), e além do limite que o treinamento fundamental da pós-graduação latu sensu permite. 

 

O programa conta com 23 (vinte e três) disciplinas, sendo 2 (duas) obrigatórias e 21 (vinte e uma) optativas, que aglutinam subáreas de conhecimento e de aplicação, constando de conjunto de atividades teóricas, teórico-práticas e práticas, à distância e presenciais, com necessidade de demonstração de habilidades e competências. As disciplinas obrigatórias são “Metodologia Científica e Estudos Clínicos” e “Tópicos de Estatística Aplicada”, as quais são realizadas com suporte de Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) disponibilizado pela Universidade, o Moodle Disciplinas, incluindo programas com tarefas pré-determinadas e desenvolvimento de atividades com acompanhamento tutorial propiciando as ferramentas básicas de metodologia científica e de bases de estatística necessárias para o desenvolvimento do projeto do discente. Por determinação da Universidade, e como consta no Regulamento do Programa, todos os alunos devem apresentar seu trabalho em formato de dissertação, com avaliação por banca de avaliadores. Assim, com as duas disciplinas obrigatórias de metodologia e estatística, os alunos fazem a aplicação deste conhecimento tanto na confecção da dissertação, no trabalho a ser submetido para publicação e nas outras 21 (vinte e uma) disciplinas, considerando o formato de discussão crítica da literatura pertinente. Tais disciplinas são opcionais e direcionadas para as Linhas de Pesquisa citadas, portanto, permitindo que os discentes escolham aquelas mais direcionadas para o desenvolvimento de seu projeto. Embora sejam opcionais, os alunos necessitam escolher no menu de disciplinas um número mínimo para ser cursado, considerando quantidade mínima de 20 créditos exigida para depósito da dissertação. Independente do tema relacionado de uma disciplina em particular, todas as disciplinas contam com suporte de AVA, e tem no seu programa reuniões para discussão de artigos científicos, com apresentação pelos próprios discentes e análise crítica quanto aos aspectos formais da pesquisa (pergunta científica relevante, embasamento e adequação da metodologia, apresentação de resultados e da discussão, grau de reprodutibilidade e outras).

 

Além disso, para atingir os objetivos do programa, a estrutura curricular necessariamente conta com treinamento em serviço, num regime tutorial, com cada aluno sendo supervisionado especificamente por um orientador responsável por ele, tendo como suporte o conjunto dos professores plenos e colaboradores que colaboram na formação do conjunto de alunos, além da formação de equipes dos próprios mestrandos com outros profissionais do serviço permitindo o treinamento do trabalho colaborativo. Deste modo, compõe o material de apoio às disciplinas participação ativa dos alunos nos serviços do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, autarquia estadual, cumprindo a necessidade de atender demandas sociais, através de:

  • ·       reuniões semanais para discussão de protocolos e casos de interesse estratégico na busca de soluções para problemas gerais ou específicos detectados durante as discussões,
  • ·       reuniões multidisciplinares regulares (semanais e mensais), nas quais é de responsabilidade dos discentes das áreas de pesquisa específicas ligadas ao tema da reunião, a apresentação dos casos, permitindo, aprimoramento das habilidades de comunicação e oportunizando situações de interação multidisciplinar,
  • ·       atividade tutorial de participação ativa no serviço, nas áreas de concentração e relacionadas às linhas de pesquisa, procurando desenvolver atividades que propiciam manutenção do treinamento em serviço com foco na aquisição de maior segurança na condução dos casos clínicos e problemas de gerenciamento do serviço visando desenvolvimento de habilidades de gestão e liderança.

Esta participação ativa dos alunos do programa junto às equipes multidisciplinares é fundamental por permitir visão ampla da demanda de problemas, a qual indica oportunidades de desenvolvimento profissional e de maior estruturação na identificação de perguntas específicas e relevantes para aplicação do método científico, em cenário real de prática.

 

Lista das disciplinas do programa, considerando o último oferecimento:

Formação nuclear:

Metodologia Científica e Estudos Clínicos. Obrigatória, com carga horária total de 75 horas, correspondendo a 5 créditos, duração de 5 semanas, sendo 6 horas por semana de atividade teórica e 9 horas de estudo. Nesta disciplina o projeto do aluno é discutido detalhadamente, comparando-se o projeto inicial com o projeto que sofreu alterações pela aplicação de conhecimentos adquiridos com o desenvolvimento da disciplina,

Tópicos de Estatística Aplicada. Obrigatória, com carga horária total de 75 horas, correspondendo a 5 créditos, duração de 5 semanas, sendo 6 horas por semana de atividade teórica e 9 horas de estudo.  Nesta disciplina os projetos são discutidos à luz dos testes estatísticos necessários para comprovar as hipóteses levantadas.

Apoio às linhas de pesquisa:

Todas as disciplinas optativas de apoio às linhas de pesquisa têm formato comum, com total de 150 horas, duração de 10 semanas, sendo 3 horas por semana de atividade teórica, 10 horas de atividade prática e 2 horas de estudo.

Formação de Imagens em TC e RM, imagem funcional e técnicas quantitativas (Optativa – número de créditos = 10)

Neuroimagem do Encéfalo (Optativa – número de créditos = 10)

Neuroimagem da Medula espinhal e coluna vertebral (Optativa – número de créditos = 10)

Diagnóstico por Imagens da órbita, da orelha, da base do crânio e demais regiões da cabeça e pescoço (Optativa – número de créditos = 10)

Tópicos em Diagnóstico por Imagens em Medicina Interna (Optativa – número de créditos = 10)

Tópicos em Radiologia e Diagnóstico por Imagem do Tórax (Optativa – número de créditos = 10)

Tópicos em Radiologia e Diagnóstico por Imagem da Pelve Feminina e Masculina (Optativa – número de créditos = 10)

Tópicos em Radiologia e Diagnóstico por Imagem da Mama (Optativa – número de créditos = 10)

Tópicos Avançados em Ultrassonografia e Ressonância magnética do Sistema Musculoesquelético (Optativa – número de créditos = 10)

Tópicos em Diagnóstico por Imagens em Reumatologia (Optativa – número de créditos = 10)

Tópicos em diagnóstico por imagens dos tumores ósseos e de partes moles (Optativa – número de créditos = 10)

Tratamento endovascular de aneurismas, malformações e fístulas arteriovenosas (Optativa – número de créditos = 10)

Angioplastias percutâneas e abordagem multidisciplinar do AVC isquêmico hiperagudo (Optativa – número de créditos = 10)

Radiologia Intervencionista Oncológica e percutânea (Optativa – número de créditos = 10)

Radiologia Intervencionista Vascular Periférica, Percutânea e Visceral (Optativa – número de créditos = 10)

Tópicos avançados em biologia da radiação e radioterapia clínica (Optativa – número de créditos = 10)

Seminários de física médica e Dosimetria (Optativa – número de créditos = 10)

Tópicos avançados em IMRT (Optativa – número de créditos = 10)

Tópicos avançados em Radiocirurgia e Radioterapia estereotáxica fracionada (Optativa – número de créditos = 10)

Tópicos Avançados em Ultrassonografia e Ressonância magnética do Sistema Musculoesquelético II (Optativa – número de créditos = 10)

Imagem Cardiovascular e avaliação de risco cardiovascular (Optativa – número de créditos = 10)

 

Todas as disciplinas do programa são coerentes com a atuação acadêmica e profissional dos docentes responsáveis, considerando que todos os orientadores do programa, sejam eles permanentes ou colaboradores, são profissionais com atuação reconhecida no seu campo de trabalho, nacional e internacionalmente.

As disciplinas estão em constante análise e avaliação, com participação ativa da Comissão Permanente do Programa. Neste aspecto, está sendo programada revisão para inclusão de disciplinas específicas de Inteligência Artificial para 2021, considerando a evolução do perfil do egresso do programa.

Disciplinas MP CIFM 

OBS.: existem disciplinas com programa em revisão

SiglaNome DisciplinaDocentes ResponsáveisNº semanasNº créditosSemestre
IFM 5701Metodologia Científica e Estudos Clínicos

Joao Kazuyuki Kajiwara / Jorge Elias Jr / Valdair Francisco Muglia

551º 
IFM 5702Tópicos de Estatística AplicadaJoao Kazuyuki Kajiwara / Jorge Elias Jr/ Valdair Francisco Muglia55
IFM 5703Formação de Imagens em TC e RM, imagem funcional e técnicas quantitativas.Antonio Carlos dos Santos / Sara Regina Escorsi Rosset / Carlos Garrido1010
IFM 5704Neuroimagem do Encéfalo

Antonio Carlos dos Santos / Gustavo Novelino Simão / Sara Regina Escorsi Rosset

10101º 
IFM 5705Neuroimagem da Medula espinhal e coluna vertebralAntonio Carlos dos Santos / Gustavo Simão10102º 
IFM 5706Diagnóstico por Imagens da órbita, da orelha, da base do crânio e demais regiões da cabeça e pescoço.Antonio Carlos dos Santos10102º 
IFM 5707Tópicos em Diagnóstico por Imagens em Medicina Interna Jorge Elias Jr / Valdair F. Muglia10101º 
IFM 5708Tópicos em Radiologia Torácica e Cardiovascular – 1

Andre Schmidt / Marcel Koenigkam Santos

10101º 
IFM 5709Tópicos em Radiologia e Diagnóstico por Imagem da Pelve Feminina e MasculinaJorge Elias Jr / Valdair F. Muglia10102º 
IFM 5710Tópicos em Radiologia e Diagnóstico por Imagem da MamaValdair F. Muglia / Tatiane Mendes Gonçalves de Oliveira10102º 
IFM 5711Tópicos Avançados em Ultrassonografia e Ressonância magnética do Sistema Musculoesquelético

Marcelo Novelino Simão / Marcello Henrique Nogueira-Barbosa

10101º 
IFM 5712Tópicos em Diagnóstico por Imagens em ReumatologiaMarcelo Novelino Simão / Marcello Henrique Nogueira-Barbosa10101º 
IFM 5713Tópicos em diagnóstico por imagens dos tumores ósseos e de partes moles

Edgard Eduard Engel / Marcelo Novelino Simão / Marcello Henrique Nogueira-Barbosa

10102º 
IFM 5714Anatomia Vascular e técnicas de cateterismoDaniel G. Abud / Lucas M. Monsignore1010
IFM 5715Tratamento endovascular de aneurismas, malformações e fístulas arteriovenosas.Daniel G. Abud / Lucas M. Monsignore10101º 
IFM 5716Angioplastias percutâneas e abordagem multidisciplinar do AVC isquêmico hiperagudoDaniel G. Abud / Lucas M. Monsignore10101º 
IFM 5717Radiologia Intervencionista Oncológica e percutâneaDaniel G. Abud / Lucas M. Monsignore10102º 
IFM 5718Radiologia Intervencionista Vascular Periférica, Percutânea e Visceral.Daniel G. Abud / Lucas M. Monsignore10102º 
IFM 5719Tópicos avançados em biologia da radiação e radioterapia clínica

Valdair Francisco Muglia / Juliana Fernandes Pavoni / Gustavo Viani Arruda

10101º 
IFM 5720Seminários de física médica e Dosimetria.Valdair Francisco Muglia / Juliana Fernandes Pavoni / Gustavo Viani Arruda10101º 
IFM 5721Tópicos avançados em IMRTValdair Francisco Muglia / Juliana Fernandes Pavoni / Gustavo Viani Arruda10102º 
IFM 5722Tópicos avançados em Radiocirurgia e Radioterapia estereotáxica fracionadaValdair Francisco Muglia / Juliana Fernandes Pavoni / Gustavo Viani Arruda10102º 
IFM 5723Tópicos em controle de qualidade em equipamentos de Diagnóstico por Imagem, Radioterapia, Dosimetria e proteção radiológica

Marcello Henrique Nogueira Barbosa / Juliana Fernandes Pavoni / Gustavo Viani Arruda

10102º 
IFM 5724Reuniões de Aplicações Clínicas em Física Médica e Informática MédicaGustavo Viani Arruda10102º 
IFM 5727Tópicos Avançados em Ultrassonografia e Ressonância magnética do Sistema MusculoesqueléticoMarcello Henrique Nogueira-Barbosa / Marcelo Novelino Simão10102º 
IFM 5728Imagem Cardiovascular e Avaliação de Risco Cardiovascular

Andre Schmidt / Gustavo Jardim Volpe / Henrique Turin Moreira

221º