Atuação dos egressos do Programa MP CIFM FMRP
Todos os egressos foram contactados ao final de 2024 ou início de 2025, e todos tem atuação profissional relacionada com as atividades desenvolvidas no Mestrado. Dos 113 egressos do Programa 51,3% estão atuando profissionalmente no estado de São Paulo, e 70% dos egressos atuam na região Sudeste. Quase metade dos egressos atua profissionalmente fora do estado de São Paulo, havendo egressos em todas as regiões do Brasil, e inclusive alguns egressos trabalhando no exterior. Identificamos egressos atuando em todas as regiões do Brasil: 11,5 % dos egressos atuam no Nordeste, 10,6% no Centro-oeste, 4,4% no Sul e 0,9% na região Norte. Há egressos com atuação profissional no exterior (2,6%): Australia (1), Nova Zelandia (1) e Peru (1).
No quadriênio 2021-2024, 11 (30,5%) dos egressos são do sexo feminino e 25 (69,5%) do sexo masculino,
Descrevemos a seguir a trajetória de 10 egressos do programa:
Egressos de até 5 anos (2020 a 2024):
Júlio César Nather
O egresso, formado em 2020, serve como exemplo de profissional com vertente de inovação, sendo absorvido por instituição acadêmica. Atua como radiologista em Ribeirão Preto (SP), como médico assistente no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto -USP, sendo nomeado para coordenação do Núcleo de Inovação desta Instituição. Como egresso desenvolveu diferentes ferramentas e produtos tecnológicos, https://iaccifm.fmrp.usp.br/. Atualmente também coordena o Núcleo de Inteligência Artificial do HCRP. Está matriculado com Doutorado Acadêmico em andamento sob orientação do Prof. Antônio Carlos dos Santos. Dentre várias premiações que tem recebido destacamos o primeiro lugar em duas competições de algoritmos de inteligência artificial em imagens médicas, organizadas pela Sociedade Paulista de Radiologia: https://www.kaggle.com/competitions/spr-x-ray-age/leaderboard
https://www.kaggle.com/competitions/spr-x-ray-gender/leaderboard
O impacto social de sua atuação pode ser identificado na apresentação:
https://www.youtube.com/watch?v=Twi9LTlbRLQ
Thaisa Gvozdenovic Medina Bricio
A egressa, formada em 2020, serve como exemplo de profissional com rápida inserção no mercado, exercendo perfil de liderança. Após finalizar seus créditos e treinamento mudou-se para São Paulo (SP), onde começou a atuar como radiologista e rapidamente assumiu a coordenação médica, na área de Diagnóstico por Imagem de Hospital da Rede D’OR, importante rede privada de saúde. Define como fundamental a experiência no mestrado profissional para a rápida ascensão na carreira.
Tâmara de Oliveira Rocha.
Titulada em 2020, a egressa Tâmara de Oliveira Rocha ilustra a inserção destes profissionais em hospitais de universidades públicas. Formanda da Faculdade de Medicina da UFSE, em Aracaju, a aluna cursou a residência em Diagnóstico por Imagem no HCFMRP-USP e na sequência cursou o Mestrado Profissional na linha de pesquisa em Neurorradiologia. Retornando à sua terra natal, Aracaju (SE) desenvolve atividades na iniciativa privada e atividades de orientação de residentes no Hospital Universitário da Universidade Federal do Sergipe UFSE.
Javier Alejandro Lecca Espinoza
Titulado em 2023, este egresso ilustra a abrangência de impacto social do programa. O egresso é estrangeiro e um dos três egressos que atua no exterior. Trabalha como médico radiologista em Lima no Peru, na Clínica Oncologica Ipor e em Cajamarca (Peru) na Clínica Trujillo. É empreendedor, fundou a empresa LESS, que trabalha com telerradiologia fazendo terceirização de centros e licenciamento de PACS ou LIS para laboratórios clínicos em parceria com a PRORADIS.
https://leesmed.com/author/jvierlees/
https://leesmed.com/category/teleradiologia/
David Freire Maia Vieira
Titulado em 2024, exemplifica egresso com ótima formação profissional e acadêmica. Atua como radiologista no Hospital Geral de Fortaleza (CE), e participa da formação e do ensino com médicos residentes daquele hospital. O Dr. David foi autor principal de artigo científico e coautor de outro artigo, ambos publicados no início de 2025. O artigo relacionado ao seu mestrado já apresenta uma citação na base Google Scholar. Destaco também que foi um dos vencedores após concorrida seleção da Sociedade Paulista de Radiologia para fazer parte do Progetto Diventerò. O Progetto Diventerò (“Projeto vou me tornar”) é uma iniciativa da Fundação Bracco (Fondazione Bracco, Milão – Itália) para acompanhar jovens de talento durante seu treinamento profissional, promovendo um percurso inovador de consolidação entre o mundo acadêmico e o trabalho diário. Os vencedores recebem bolsa de estudos de 6.500,00 euros para estágio de 6 (seis) semanas com tutor em uma instituição de referência na Itália.
https://noticias.spr.org.br/concursos-e-premiacoes/conheca-os-tres-vencedores-do-progetto-diventero/
https://spr.org.br/concursos-e-premiacoes/80/progetto-diventero/sobre-o-progetto
Egressos de até 10 anos (2015 a 2019)
Andrea de Martino Luppi
Titulada em 2015 é ótimo exemplo de inserção do egresso em universidades públicas. Após o mestrado profissional atuou como médica assistente do HC da Universidade Federal de Uberlândia UFU, Uberlândia (MG). Posteriormente cursou e concluiu o Doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde pela UFU (2019-2022). Ingressou na carreira docente em 2023 no Departamento de Clínica Médica na Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Uberlândia. Vide: https://famed.ufu.br/pessoas/docentes/andrea-de-martino-luppi.
Danilo Tadao Wada
Titulado em 2016, o egresso Danilo tem trajetória de inserção em Hospital Universitário, atuando nas áreas de pesquisa e de gestão. Atua como médico assistente no Centro de Ciências da Imagem e Física Médica do HCFMRP-USP, onde e é Supervisor de Área Técnica em Saúde da Radiologia do Hospital das Clínicas da FMRP-USP. Doutorado pelo PPG Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (2021). Recentemente este jovem doutor se tornou orientador colaborador no PPG MP CIFM do qual é egresso.
Maria Clara Zanon Zotin
Titulada em 2016, exemplifica egressa com atuação no setor público com direcionamento para docência e pesquisa. Atua como radiologista assistente no HCFMRP-USP – Ribeirão Preto (SP). Concluiu o Doutorado em Neurologia (2022) na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP. Research Fellowship em Neurologia (2019-2022) pelo John Philip Kistler Stroke Research Center – Massachusetts General Hospital, Harvard Medical School, em Boston, EUA. Estágio em Neurorradiologia Pediátrica pelo Instituto Giannina Gaslini em Gênova – Itália (2023). É coordenadora dos preceptores da residência médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto desde 2023. É pesquisadora colaboradora no John Philip Kistler Stroke Research Center – Massachusetts General Hospital, Harvard Medical School. Mais recentemente a jovem doutora se tornou orientadora colaboradora do programa (PPG MP CIFM).
Rafael Kiyuze de Freitas
Titulado em 2018, o Doutor Rafael ilustra egresso com atuação profissional de excelência técnica, com sólida formação acadêmica e rápida inserção na prática privada atuando em hospitais de ponta de São Paulo (SP). Cursa Doutorado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP. Destacamos sua participação com coautor em três publicações cientificas de alto nível dentro desse quadriênio, duas destas com mais de vinte citações cada (vide planilha do índice H em anexo). Também tem inserção em mídia social no contexto de educação informal: por exemplo no vídeo onde explica os diferentes tipos de biopsia disponíveis:
https://www.youtube.com/shorts/6P5FIXzPyzE
Aila de Menezes Ferreira.
Titulada em 2015, a egressa Aila de Menezes Ferreira tem trajetória de inserção em universidade pública. Formada na Faculdade de Medicina da UFPI, em Teresina, a aluna concluiu o Mestrado Profissional na área de concentração de Diagnóstico por Imagem e na linha de pesquisa Medicina Interna. Retornando à sua terra natal, desenvolve atividades na iniciativa privada, na Clínica Biocentro, e é médica do corpo clínico com atividades de orientação de médicos residentes no Hospital Universitário da UFPI. Paralelamente, cursa o doutorado no programa de Clínica Médica da FMRP-USP.
