Perfil do egresso do Mestrado Profissional CIFM FMRP USP
O egresso do curso foi exposto a grande número de reuniões clínicas e cientificas multidisciplinares, apresentou seminários, os resultados de sua pesquisa e no caso dos alunos da área de concentração Diagnóstico por Imagem, também apresentou e discutiu casos clínicos. Nos seminários e “journal clubs” semanais apresentados pelos alunos, são discutidos criticamente artigos científicos recém-publicados, propiciando aprimoramento de conhecimentos de estatística e metodologia científica.
Adicionalmente o egresso redigiu a Dissertação de Mestrado e pelo menos uma publicação técnica, protocolo clínico e ou artigo científico.
Mais importante, foi desafiado a apresentar sua opinião e possíveis soluções baseadas no método científico, permitindo o exercício da discussão ética e da construção de conhecimento de maneira colaborativa, assim como exercitando o trabalho em equipe.
Uma das principais fortalezas do programa é a interação interdisciplinar.
O primeiro nível de interdisciplinariedade se dá pela interação e contato entre médicos, físicos médicos, cientistas da computação e informatas biomédicos, aspecto facilitado pelo background variado dos orientadores, pelo próprio Centro de Imagens, na radiologia, radioterapia e medicina nuclear onde a interdisciplinaridade não somente é estimulada, mas é necessária na prática clínica.
Também há oportunidade de contato com médicos de diferentes especialidades que diariamente participam de múltiplas reuniões clínicas que incluem diversas especialidades: neurologia, oncologia clínica e cirúrgica, gastroenterologia, gastrocirurgia, pediatria, oncopediatria, imunologia, pneumologia, cardiologia, urologia e nefrologia, ortopedia, reumatologia, neurocirurgia, cirurgia pediátrica, cirurgia torácica, patologia e outras, incluindo serviços de transplante de rins, fígado e pâncreas.
Os profissionais egressos do curso estão aptos para atuar profissionalmente de maneira crítica e inovadora junto a hospitais públicos, empresas privadas e ou serviços da área de Saúde e clínicas, com formação e espírito interdisciplinar.
Os serviços do HCRP são referência regional terciária e quaternária para uma população aproximada de 4 milhões de habitantes, configurando um corpo clínico de alto nível na prestação de serviços à comunidade, na produção de conhecimento com reconhecido impacto nacional e internacional, bem como na formação de recursos humanos, considerando os cursos de graduação e programas de pós-graduação da FMRP USP. O ambiente da instituição propicia a oportunidade da participação dos alunos em eventuais projetos de pesquisadores e colaboradores científicos de diferentes grupos.
O Programa está atento para as mudanças de cenário que se apresentam para as áreas de concentração, principalmente no que diz respeito ao aumento da utilização de ferramentas computacionais e de inteligência artificial no Diagnóstico por Imagem, e que se configura em grande potencial de inovação.