Estrutura Curricular
O Projeto Pedagógico do Curso de Mestrado Profissional em Ciências das Imagens e Física Médica visa prover os profissionais treinados neste programa a desenvolver conhecimentos técnicos, científicos e valores éticos, que permitam o pleno desenvolvimento de suas atividades, as quais são direcionadas principalmente para a promoção da melhora da qualidade do atendimento na Radiologia e Diagnóstico por Imagem e na Radioterapia e Física Médica nos seus vários níveis (individual, do serviço e de gestão de serviços), e além do limite que o treinamento fundamental da pós-graduação latu sensu permite. O programa conta com 23 (vinte e três) disciplinas, sendo 2 (duas) de formação nuclear e 21 (vinte e uma) optativas, que aglutinam subáreas de conhecimento e de aplicação, constando de conjunto de atividades teóricas, teórico-práticas e práticas, à distância e presenciais, com necessidade de demonstração de habilidades e competências. As disciplinas de formação nuclear recomendadas para alunos de todas as linhas são “Metodologia Científica e Estudos Clínicos” e “Tópicos de Estatística Aplicada”, as quais são realizadas presencialmente mas contam com suporte de Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) disponibilizado pela Universidade, o Moodle Disciplinas, incluindo programas com tarefas pré-determinadas e desenvolvimento de atividades com acompanhamento tutorial propiciando as ferramentas básicas de metodologia científica e de bases de estatística necessárias para o desenvolvimento do projeto do discente. Por determinação da Universidade, e como consta no Regulamento do Programa, todos os alunos devem apresentar seu trabalho em formato de Dissertação, com avaliação por banca de examinadores. Além das duas disciplinas nucleares de metodologia e estatística, os alunos necessitam escolher dentre as demais disciplinas um número mínimo para ser cursado, considerando a quantidade mínima de 20 créditos exigida para depósito da dissertação. Além disso, para atingir os objetivos do programa, a estrutura curricular inclui necessariamente com treinamento em serviço, em regime tutorial, com cada aluno sendo supervisionado por um orientador responsável, tendo como suporte o conjunto dos professores plenos e colaboradores que colaboram na formação do conjunto de alunos, além da formação de equipes dos próprios mestrandos com outros profissionais do serviço permitindo o treinamento do trabalho colaborativo. Deste modo, compõe o material de apoio às disciplinas participação ativa dos alunos nos serviços do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, autarquia estadual, cumprindo a necessidade de atender demandas sociais, através de:
• reuniões semanais para discussão de protocolos e casos de interesse estratégico na busca de soluções para problemas gerais ou específicosdetectados durante as discussões,
• reuniões multidisciplinares regulares (semanais e mensais), nas quais éde responsabilidade dos discentes das áreas de pesquisa específicas ligadas ao tema da reunião, a apresentação dos trabalhos científicos, permitindo, aprimoramento das habilidades de comunicação e oportunizando situações de interação multidisciplinar,
• atividade tutorial de participação ativa no serviço, nas áreas de concentração e relacionadas às linhas de pesquisa, procurando desenvolver atividades que propiciam manutenção do treinamento em serviço com foco na aquisição de maior segurança na condução dos casos clínicos e ou problemas de gerenciamento do serviço visando desenvolvimento de habilidades de gestão e liderança.
A participação ativa dos alunos do programa junto às equipes multidisciplinares é fundamental por permitir visão ampla da demanda de problemas, a qual indica oportunidades de desenvolvimento profissional e de maior estruturação na identificação de perguntas específicas e relevantes para aplicação do método científico, em cenário real de prática.
Lista das disciplinas do programa, considerando oferecimento no quadriênio:
Disciplinas de Formação Nuclear recomendadas para o Curso de Mestrado:
IFM5701 Metodologia Científica e Estudos Clínicos: com carga horária total de 75 horas, correspondendo a 5 créditos, duração de 5 semanas, sendo 6 horas por semana de atividade teórica e 9 horas de estudo. Nesta disciplina o projeto do aluno é discutido detalhadamente, comparando-se o projeto inicial com o projeto que sofreu alterações pela aplicação de conhecimentos adquiridos com o desenvolvimento da disciplina,
IFM5702 Tópicos de Estatística Aplicada: com carga horária total de 75 horas, correspondendo a 5 créditos, duração de 5 semanas, sendo 6 horas por semana de atividade teórica e 9 horas de estudo. Nesta disciplina os projetos são discutidos à luz dos testes estatísticos necessários para comprovar as hipóteses levantadas.
Disciplinas de apoio às linhas de pesquisa:
As disciplinas optativas de apoio às linhas de pesquisa têm formato comum, com total de 150 horas, duração de 10 semanas, sendo 3 horas por semana de atividade teórica, 10 horas de atividade prática e 2 horas de estudo. A disciplina IFM5703 – Formação de Imagens em TC e RM, imagem funcional e técnicas quantitativas serve de apoio para mais de uma linha de pesquisa (neuroimagem, medicina interna e imagem cardiovascular).
Disciplinas de apoio a Linha de Pesquisa Neuroimagem
IFM5704 – Neuroimagem do Encéfalo (Optativa – número de créditos = 10)
IFM5705 – Neuroimagem da Medula espinhal e coluna vertebral (Optativa número de créditos = 10)
IFM5706 – Diagnóstico por Imagens da órbita, da orelha, da base do crânio e demais regiões da cabeça e pescoço (Optativa – número de créditos = 10)
IFM5703 – Formação de Imagens em TC e RM, imagem funcional e técnicas quantitativas (Optativa – número de créditos = 10)
Disciplinas de apoio a Linha de Pesquisa Medicina Interna
IFM5707 – Tópicos em Diagnóstico por Imagens em Medicina Interna (Optativa – número de créditos = 10)
IFM5709 – Tópicos em Radiologia e Diagnóstico por Imagem da Pelve Feminina e Masculina (Optativa – número de créditos = 10)
IFM5710 – Tópicos em Radiologia e Diagnóstico por Imagem da Mama (Optativa – número de créditos = 10)
IFM5703 – Formação de Imagens em TC e RM, imagem funcional e técnicas quantitativas (Optativa – número de créditos = 10)
Disciplinas de apoio a Linha de Pesquisa Sistema Musculoesquelético
IFM5711 – Tópicos Avançados em Ultrassonografia e Ressonância magnética do Sistema Musculoesquelético (Optativa – número de créditos = 10)
IFM5712 – Tópicos em Diagnóstico por Imagens em Reumatologia (Optativa – número de créditos = 10)
IFM5713 – Tópicos em diagnóstico por imagens dos tumores ósseos e de partes moles (Optativa – número de créditos = 10)
IFM5727 – Tópicos Avançados em Ultrassonografia e Ressonância magnética do Sistema Musculoesquelético II (Optativa – número de créditos = 10)
Disciplinas de apoio a Linha de Pesquisa Radiologia Intervencionista
IFM5715 – Tratamento endovascular de aneurismas, malformações e fístulas arteriovenosas (Optativa – número de créditos = 10)
IFM5716 – Angioplastias percutâneas e abordagem multidisciplinar do AVC isquêmico hiperagudo (Optativa – número de créditos = 10)
IFM5717 – Radiologia Intervencionista Oncológica e percutânea (Optativa número de créditos = 10)
IFM5718 – Radiologia Intervencionista Vascular Periférica, Percutânea e Visceral (Optativa – número de créditos = 10)
IFM5714 – Anatomia Vascular e Técnicas de Cateterismo (Optativa – número de créditos = 10)
Disciplinas de apoio a Linha de Pesquisa Radioterapia e Física Médica
IFM5719 – Tópicos avançados em biologia da radiação e radioterapia clínica (Optativa – número de créditos = 10)
IFM5720 – Seminários de física médica e Dosimetria (Optativa – número de créditos = 10)
IFM5721 – Tópicos avançados em IMRT (Optativa – número de créditos = 10)
Disciplinas de apoio a Linha de Pesquisa Imagem Cardiovascular
IFM5703 – Formação de Imagens em TC e RM, imagem funcional e técnicas quantitativas (Optativa – número de créditos = 10)
IFM5708 – Tópicos em Radiologia Torácica e Cardiovascular
IFM5728 – Imagem Cardiovascular e avaliação de risco cardiovascular (Optativa – número de créditos = 10)
Todas as disciplinas do programa são coerentes com a atuação acadêmica e profissional dos docentes responsáveis, considerando que todos os orientadores do programa, sejam eles permanentes ou colaboradores, são profissionais com atuação reconhecida no seu campo de trabalho, nacional e internacionalmente.